Oficina Quem sou Eu

Oficina para crianças com Madeiras
Quem sou eu?
Será que sou grande como um avião ou tenho penas como uma gaivota? A minha cara é redonda ou tetragonal?


Esta oficina tem início com uma reflexão sobre nós, vamo-nos representar a partir de madeiras e pequenos objetos todos recolhidos diretamente da natureza. Vamos completar com técnicas de acabamento de madeira e aplicação de cera ou óleo de origem natural.


Os participantes vão receber em casa, através de correio, um kit com diversas madeiras com diferentes densidades, cores, pesos, cheiros e origens, como a madeira de carvalho, nogueira, cerejeira, pau-santo e oliveira.


DURAÇÃO: 2 horas no Total / 1 hora por cada sessão on-line.
Dia 15 e Dia 16 Maio Horário: 10h30 - 11h30


MATERIAL INCLUÍDO (KIT) : diferentes espécies de madeiras (carvalho, nogueira, cerejeira, pau-santo e oliveira), paus coloridos, bolas e argolas em madeira, folha de lixa, cavilhas, lascas de madeira, autocolantes, elásticos, sisal, peças metálicas (parafusos, anilhas, camarões) cera virgem de abelha, óleos naturais e outros materiais necessários para a actividade.


OBJECTIVO: Esta oficina pretende ser desenvolvida através do ensino prático e do exercício do ‘músculo’ criativo e do pensamento abstrato. Pretende-se uma metodologia que potencia as ideias e a imaginação. Criar um método de trabalho, tendo como ponto de partida a observação dos diferentes materiais e formas, o que elas podem representar e como se podem conjugar. Trabalhar a criatividade e a tridimensionalidade através de objectos naturais que se podem conjugar uns com os outros formando uma estrutura, potenciando a capacidade de imaginação e sensorial da criança. Estimula também a partilha e interação entre a família, reforça a importância desta relação e é por este motivo, que parte da construção da figura é feita em exclusivo pelos participantes sem estar a assistir à formação on-line.


CONSTRUÇÃO: Esta formação tem início com o livro “EU VOU SER”, texto de José Jorge Letria e ilustração de André Letria. Este livro será a nosso ponto de partida, uma referência visual e a forma de captar a atenção de todos os participantes para a nossa formação. No início, vamos apresentar uma vasta diversidade de madeiras, como madeiras portuguesas, madeiras exóticas, madeiras provenientes de jardins, madeiras trabalhadas e madeiras ainda com casca, pequenos objetos de origem natural com o objectivo de criarmos projetos diferentes. Os participantes vão receber em casa, através de correio, um kit com diversas madeiras com diferentes densidades, cores, pesos, cheiros e origens, como a madeira de carvalho, nogueira, cerejeira, pau-santo e oliveira. Estas madeiras podem estar cortadas e lixadas, ou podem estar no seu estado mais natural, como madeiras com casca, evidenciando as irregularidades e as imperfeições da matéria. Os participantes vão brincar, juntar, conjugar, montar e construir através da conjugação de diferentes madeiras (processo cavilha / furo).
Em casa, cada participante, vai trabalhar as madeiras escolhidas com alguns materiais de acabamento que também estão presentes no Kit, como folha de lixa, crina vegetal, óleos e cera de abelha de origem natural, seguindo a metodologia ensinada na formação. Por fim, fazemos uma apresentação do projeto de cada criança.


METODOLOGIA: Esta formação é dividida em duas sessões de 1 hora cada. Na primeira sessão começamos com uma breve apresentação do nosso trabalho e da nossa formação. Em seguida será apresentado o Livro “Eu vou ser” e uma vasta variedade de madeira. Todos os participantes descobrem as madeiras do seu kit e os materiais de acabamento, será feita uma demonstração e explicação do processo de construção da figura, as peças são encaixadas através de furo e cavilha. Parte da construção é feita entre as duas sessões com a ajuda dos todos em casa, de modo a privilegiar a interação entre família. Na segunda sessão já com a figura concluída, vamos fazer uma demonstração de técnicas de acabamento em madeira recorrendo ao uso da lixa, crina vegetal, cera virgem de abelha e óleos de origens naturais.


Concluímos a nossa formação com a apresentação de todos os nossos “Quem sou eu?” com uma breve explicação.


Maria Ribeiro + Sara Luz
Projecto Luz

Formulário de inscrição

Encarregado de Educação
Participante(s)
(*) Campos de preechimento obrigatório